segunda-feira, 22 de novembro de 2010

TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH)

Cerca de 3% das crianças em todo o mundo apresentam o transtorno de déficit de Atenção e Hiperatividade. Muitas chegam à idade adulta sem que o problema tenha sido diagnisticado, o que implica prejuízos ao desempenho acadêmico, à atividade profissional e à vida afetiva.


Entrevista com o Dr. Mário Louza Neto ( Hospital da Clínicas)

O TDAH é um transtorno mental que começa na infância e tem como caracteristica falta de atenção, dificuldade de concentração, distração aumentada e hiperatividade. Esta última pode ser uma agitação ou uma impulsividade intensa.

Admite-se que o transtorno comece aos sete anos, mas este é um ponto ainda questionável.
O transtorno persiste na fase adulta em cerca de metade dos casos, principalmente a desatenção, antigamente achava-se que o TDAH desapareceria naturalmente, à medida que a criança crescia. Hoje, sabe-se que nem sempre isto ocorre.
Há, no entanto, possibilidade de cura. Com o passar do tempo, por volta dos 20 anos, o indivíduo pode estar melhor ou começar a melhorar gradativamente.
Ainda sabemos muito pouco sobre as causas do TDAH. O fator genético é muito importante, já que boa parte dos pacientes tem familiares com o problema. Mas não se sabe porque a pessoa desenolve o transtorno, provavelmente, alguns fatores contribuem durante a gestação, o tabagismo da mãe.
Este transtorno não está associado a nenhum fator psicológico. É comum o indivíduo chegar a fase adulta sem que o problema seja diagnosticado. Isto porque muitas vezes as crianças portadoras são tratadas como rebeldes ou incapazes de aprender, já que não vão bem na escola ou não se comportam como devem.
Na fase adulta, o paciente convive com a doença sem grandes problemas. Entretanto, não há perspectiva a lingo prazo, devido à dificuldade crônica, à desatenção. Na empresa, por exemplo, o indivíduo tem dificuldade em obter uma ascensão, porque demora mais em certas tarefas, como fazer um relatório. É como se a pessoa estivesse sempre um pouco abaixo do esperado. O tratamento pode melhorar essa performance, para que o adulto tenha atenção.