terça-feira, 25 de maio de 2010

DEFICIÊNCIAS


"Deficiente"é aquele que não consegue modificar sua vida, aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive, sem ter consciência de que é dono do seu destino.

"Louco" é quem não procura ser feliz como o que possui.

"Cego" é aquele que não vê seu próximo morrer de frio, de fome, de miséria, e só tem olhos para seus miseros problemas e pequenas dores.

"Surdo" é aquele que não tem tempo de ouvir um desabafo de um amigo, ou o apelo de um irmão. Pois está sempre apressado para o trabalho e quer garantir seus tostões no fim do mês.

"Mudo" é aquele que não consegue falar o que sente e se esconde por trás da máscara da hipocrisia.

"Paralítico" é quem não consegue andar na direção daqueles que precisam de sua ajuda.

"Diabético" é quem não consegue ser doce.

"Anão" é quem não sabe deixar o amor crescer. E, finalmente, a pior das deficiências é ser miserável, pois:

"Miseráveis" são todos que não conseguem falar com Deus.


" A AMIZADE É UM AMOR QUE NUNCA MORRE."


Texto do escritor gaúcho Mário Quintana

Postado por Vanda Itália Gimenez - Assistente Social da AAMEEP


segunda-feira, 10 de maio de 2010

O QUE É PSICOPEDAGOGIA?




Psicopedagogia é a especialidade com caráter preventivo e terapêutico que investiga e compreende o processo de aprendizagem e a relação que o educando estabelece com a mesma, levando em consideração a interação dos aspectos biopsicossociais.

O psicopedagogo articula contribuições de áreas como Psicologia, Pedagogia e Medicina, entre outras (O Psicopedagogo trabalha com uma equipe multidisciplinar), com o objetivo de facilitar ao indivíduo a construção do conhecimento e a retomada, bem como a ressignificação do seu processo de aprendizagem.

O trabalho psicopedagógico visa, ainda, desencadear novas necessidades, de modo a provocar o desejo de aprender e não somente uma melhora no rendimento escolar.

Quando procurar um terapeuta da aprendizagem?

A Psicopedagogia trabalha com dificuldades de aprendizagem, bem como, distúrbios que interferem negativamente nesse processo (Déficit de atenção; Hiperatividade; Dislexia; Discalculia.....)

Alguns sintomas para se ficar atento.

O ingresso na escola é um período muito importante, e nesse momento se faz necessário observar o comportamento, o dia a dia dessa criança, pois podem ser percebidos alguns sintomas que já começam a dar indícios de que algo não está bem. Alguns destes sintomas podem mostrar que a criança pequena necessita de ajuda, pois a mesma ainda não sabe expressar através de palavras os seus sentimentos.
A criança pode tornar-se ansiosa, não conseguir se socializar, não dormir direiro, apresentar comportamentos agressivos, voltar a não ter o controle de seus esfincteres durante o período noturno, choram sem um motivo aparente, roem unhas, deixam de comer ou comem compulsivamente, queixam-se de cansaço, dores imaginárias, frustram-se com facilidade e demonstram-se insatisfeitas. Em alguns casos, a criança pode somatizar o problema. No caso de crianças mais velhas, podem se tornar apáticas e perdem o interesse pelo estudo, pois mesmo que se esforcem não conseguem acompanhar os colegas de sala no que se refere a aprendizagem. Nesse caso, a autoestima fica comprometida, pois não consegue se perceber como uma pessoa capaz, começam aparecer comportamentos de insegurança e conduta de compensação(agressividade, rebeldia, descaso, etc..).
Deve-se ficar atento caso perceba algum desses sintomas, pois sua identidade está em formação. Vale ressaltar, a importância de pais e professores ficarem atentos a seus filhos e alunos, seja em casa, na escola, com os amigos...observando-o em seu comportamento, atitudes, dia a dia. E se perceber algo é importante procurar um psicopedagogo, pois assim, podem afastar desde cedo, problemas importantes de aprendizagem da vida de muitas crianças.


Referência: Espaço Aprender - Espaço Pedagógico e Psicopedagógico (Site)

Texto postado por Amanda Galvão - profissional da AAMEEP e cursando Psicopedagogia na UNIFIEO

segunda-feira, 3 de maio de 2010

BEBA ÁGUA




Sabemos que a água é um dos líquidos mais preciosos do universo, fonte da vida responsável pela germinação, hidratação, crescimento, e desenvolvimento de todo ser vivo do planeta. Na cultura chinesa, compõe um dos cinco elementos do universo da holística oriental - fogo, terra, meta, água e madeira, que servem também, como base para a Medicina tradicional chinesa.

A água é de fundamental imortância para a vida de todas as espécies. Aproximadamente 80% de nosso organismo é composto por água. Boa parte dos pesquisadores concorda que a ingestão de água tratada é um dos mais importantes fatores para a conservação da saúde, é considerada o solvente universal, auxilia na prevenção das doenças(cálculo renal, infecção de urina, etc.) e proteção do organismo contra o envelhecimento.

É uma das substâncias mais simples, porém a mais importante: todas as reações que acontecem no nosso organismo são em soluções aquosas, e as proteínas, membranas, enzimas, mitocôndrias e hormônios somente são funcionais na presença desta substância. Sem ela a vida em nosso planeta não existitia.

Beba água para pensar

Manter o corpo hidratado é fundamental. "Se o cérebro está com água, suas funções e reações serão melhores", afirma o pesquisador Cukier. A fluidez da memória vem literalmente do fato de haver água suficiente no cérebro. Quando ele se desidrata, libera um hormônio chamado cortisol, que faz encolher os dendritos, ramificações localizadas no cérebro que armazenam informações e criam memória.

Existe atpe dietas visando à melhora o bem estar e a saúde do corpo, a base de ingestão da água. Sem efeitos colaterais, estudos mostram que ao ingerir quatro (4) copos de 160 ml. em jejum e, fazer a dieta alimentar só após de 45 minutos, gera benefícios capaz de solucionar vários transtornos relacionados à saúde como, pressão alta, gastrite, obstipação e diabetes.

A lista que segue abaixo apresenta o número de dias de tratamento que requer a cura para algumas doenças:
1. Pressão alta - 30 dias
2. Gastrite - 10 dias
3. Diabetes - 30 dias
4. Obstipação - 10 dias
5. Câncer - 180 dias
6. Tuberculose - 90 dias
7. Os doentes com artrite devem contuniar o tratamento por apenas três (3) dias na primeira semana e, a partir da segunda semana diariamente.

è melhor continuarmos o tratamento mesmo depois da cura, porque este procedimento funciona como uma rotina nas nossas vidas e não deixar de lado consultas médicas de rotina. Beber água tratada ou filtrada é saudável e dá energia. Isto faz sentido: o chinês e o japonês bebem líquido quente com as refeições, e não água fria.

Para quem gosta de beber água fria ou gelada, esta secção aplica-se a eles.

A água fria ou bebida fria solidifica o alimento gorduroso que você acabou de comer. Isso retarda a digestão. Uma vez que essa 'mistura' reage com o ácido digestivo, ela reparte-se e é absorvida mais rapidamente do que o alimento sólido para o trato gastroentestinal. Isto danifica o intestino. Muito em breve, isso vai se transformar em gordura e pode levar a desenvolver algum tipo de doença. É melhor tomar uma sopa quente ou água quente após cada refeição.

Tão importante para a vida, que foi instituído pela ONU em 1992, o dia internacional da água, 22 de março, foi consagrado pela comunidade científica que, preocupada com a escassez e o agravamento da qualidade dos recursos hídricos, reuniu-se na Conferência Internacional da Água realizada em abril de 1992, em Dublin, Irlanda, como forma de despertar a sociedade para este problema.

Fontes:
http://www.qmcweb.org/ - março/2010
Editora Abril, Revista MEN'S HEALTH, nº. 47, Março de 2010.
http://www.berasilescola.com/ - março de 2010.

Postado por Aparecido Lopes de Jesus - Fisioterapeuta da AAMEEP.