segunda-feira, 10 de maio de 2010

O QUE É PSICOPEDAGOGIA?




Psicopedagogia é a especialidade com caráter preventivo e terapêutico que investiga e compreende o processo de aprendizagem e a relação que o educando estabelece com a mesma, levando em consideração a interação dos aspectos biopsicossociais.

O psicopedagogo articula contribuições de áreas como Psicologia, Pedagogia e Medicina, entre outras (O Psicopedagogo trabalha com uma equipe multidisciplinar), com o objetivo de facilitar ao indivíduo a construção do conhecimento e a retomada, bem como a ressignificação do seu processo de aprendizagem.

O trabalho psicopedagógico visa, ainda, desencadear novas necessidades, de modo a provocar o desejo de aprender e não somente uma melhora no rendimento escolar.

Quando procurar um terapeuta da aprendizagem?

A Psicopedagogia trabalha com dificuldades de aprendizagem, bem como, distúrbios que interferem negativamente nesse processo (Déficit de atenção; Hiperatividade; Dislexia; Discalculia.....)

Alguns sintomas para se ficar atento.

O ingresso na escola é um período muito importante, e nesse momento se faz necessário observar o comportamento, o dia a dia dessa criança, pois podem ser percebidos alguns sintomas que já começam a dar indícios de que algo não está bem. Alguns destes sintomas podem mostrar que a criança pequena necessita de ajuda, pois a mesma ainda não sabe expressar através de palavras os seus sentimentos.
A criança pode tornar-se ansiosa, não conseguir se socializar, não dormir direiro, apresentar comportamentos agressivos, voltar a não ter o controle de seus esfincteres durante o período noturno, choram sem um motivo aparente, roem unhas, deixam de comer ou comem compulsivamente, queixam-se de cansaço, dores imaginárias, frustram-se com facilidade e demonstram-se insatisfeitas. Em alguns casos, a criança pode somatizar o problema. No caso de crianças mais velhas, podem se tornar apáticas e perdem o interesse pelo estudo, pois mesmo que se esforcem não conseguem acompanhar os colegas de sala no que se refere a aprendizagem. Nesse caso, a autoestima fica comprometida, pois não consegue se perceber como uma pessoa capaz, começam aparecer comportamentos de insegurança e conduta de compensação(agressividade, rebeldia, descaso, etc..).
Deve-se ficar atento caso perceba algum desses sintomas, pois sua identidade está em formação. Vale ressaltar, a importância de pais e professores ficarem atentos a seus filhos e alunos, seja em casa, na escola, com os amigos...observando-o em seu comportamento, atitudes, dia a dia. E se perceber algo é importante procurar um psicopedagogo, pois assim, podem afastar desde cedo, problemas importantes de aprendizagem da vida de muitas crianças.


Referência: Espaço Aprender - Espaço Pedagógico e Psicopedagógico (Site)

Texto postado por Amanda Galvão - profissional da AAMEEP e cursando Psicopedagogia na UNIFIEO

Nenhum comentário:

Postar um comentário