sexta-feira, 18 de março de 2011

Educação na Infância

Ao escrever algo a respeito da educação, a que ser ter certo cuidado ,pois é um tema abrangente e que pode levar polêmicas .
A educação por si quer dizer ensinar, desenvolver as faculdades intelectuais e emocionais do ser humano.
Sendo assim podemos pensar o quanto é dificil esta tarefa, se considerarmos que o ser humano é um ser integral , ou é composto de intelecto e emoção e ambos interagem entre si é complexo na sua tonalidade . Ao estarmos educando ou ensinando uma criança , temos que ter a consciência de que estaremos lidando com valores , ética e tantos outros aspectos importantes para a formação de um indivíduo. E que o mesmo levará para todos a sua vida esta gama de conhecimento adquiridos ao longo de sua vida, composto das primeiras palavras, ensinamentos, crenças e valores .
Pensando desta forma podemos começar a refletir nesta árdua tarefa de educar .
A criança na sua 1ª infância esta ávida de querer conhecer e apreender.
Todos os seus canais estão abertos para o conhecimento , o intelectual,o emocional, o cognitivo e o afetivo.
Ela é uma grande esponja, se podemos falar desta forma, absorvendo tudo ao seu redor, de forma integral nas suas devidas proporções . Sendo que a criança como não tem o seu aspecto intelectual racional desenvolvido, não têm condições de verbalizar o que percebe, desta forma absorve e não tem condições de lidar com as situações que se apresentam em sua vida.
Daí mais vez a nossa responsabilidade para saber passar os nossos valores éticos e morais para este ser que inicia sua vida e espera de nós o melhor .
Construir um pensamento a respeito da melhor forma de educar é de certa forma pretensiosa, pois cada um de nós tem valores e pensamentos diferentes em relação ao mundo e de que forma acreditar ou não em determinadas coisas.
Mas a educação requer um pensamento claro e ético, com relação á vida e aos valores do mundo.
De forma que educar é estar atento aos menores gesto, comportamentos,atitudes,com relação á criança ao jovem.Pois sabemos que estamos norteados de informações e, que muitas vezes não trazem nada de significativo as crianças e aos jovens e a nós mesmos.Estar atento aos comportamentos é estar preocupado com o que realmente queremos para os nossos filhos , o que desejamos para o seu futuro.
As informações nos chegam de forma avanssaladora, invadem nossos lares e estar atentos é perceber o que eu quero que meu lilho veja, assim , ouça o que eu quero que ele aprenda.
Ser pai e mãe não é uma tarefa fácil , pois temos também que refletir, não apenas no conecimento acadêmico, mas no conhecimento do ser, do que este ser precisa, para poder aprender a viver em sociedade, dividindo,somando,subtraindo ás vezes pois nem sempre, somamos, mas ás vezes perdemos também, porque a vida são perdas e ganhos, é isto que torna a vida , mais interessante e bela.
Então necessitamos saber o momento certo de dizer não no monento ideal de dizer sim, mas o mais inportante de tudo isto é saber dar amor,comprrensão, pois a criança que lida com suas emoções sabem aceitar um não e um sim sem fazer as ditas e o jovem sem rebelar-se.
È importante saliente que as informaçoes que nos chegam por todos os cantos do planeta, precisam ser avaliadas, pois as crianças entram em contato com informações desnecessárias para sua fase de idade,ou seja, não têm maturidade para poder absorver de forma adequada, o que ouvem, vê e apreende. Como uma fruta quando está verde para ser consumida, poios se a consumimos fora de sua época, percebemos quando é modificado o seu sabor, as criança também quando lidam com questões sem maturidade,podem também sentir os efeitos negativos de tais informaçoes em suas vidas.
Portanto ao educarmos sempre precisamos refletir o que queremos para os nossos filhos, e para o nosso planeta, pois eles serão aquilo que ensinarmos a eles.E o planeta terá habitantes que nós ajudamos a educar, e o que Queremos para o nosso planeta?
Educar é um ato de amor, e amar é o dever de todos para um mundo melhor.
Postado por Zilda Trigo Oliveira - Psicóloga Clínica da AAMEEP

Nenhum comentário:

Postar um comentário