terça-feira, 17 de novembro de 2009

SUGESTÕES PARA O PROFESSOR TRABALHAR COM ALUNOS DISLÉXICOS, COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM, PORTADORES DE DEFICIÊNCIA MENTAL E COM TDAH


· Ensino por etapas cumulativas e repetitivas
· Leitura e método motivados por associação
· Atividades variadas e com demonstração pratica
· Repetir os mesmos conceitos em circunstâncias diferentes
· Ensino multisensorial: ouvir, ver, falar, desenhar, escrever, processando do mais simples para o complexo, regularmente retornando ao que foi ensinado.
· Instruções curtas, simples e pronunciar devagar.
· Não dar muito exercício de linguagem (cansa com facilidade)
· Não corrigir a todo o momento (não aceita, emburra, pára)
· Ensina-los a fazer auto correção lentamente, usando o dedo indicador abaixo da palavra para a leitura (perceber melhor os erros).
· Desenvolver prazer e não tédio e medo
· Avaliações devem ser: em letra maior, bem sintetizar, em 2 ou 3 etapas
· Precisam de organização e de limites (estes colocados previamente e com clareza)
· As regras principais devem ser escritas, para serem lidas com facilidade.
· Dar oportunidade para que a criança fale sobre algo relacionado à aula
· Deixar o aluno sentado na cadeira mais próxima ao professor
· Avisar previamente sobre modificações
· Anote o plano de aula em um canto do quadro.
· Reforço positivo, com freqüência, até pelos mínimos avanços.
· Fale e escreva a mesma informação
· Comentário prévio sobre o que vai falar e depois comente sobre o que falou
· Integrar a criança às outras classes
· Explore a criatividade da criança e procure descobrir o seu potencial
· Restaurar a auto confiança do aluno, eliminando o rotulo de “mau aluno”.
· Evite submeter o aluno à pressão de tempo ou competição com os outros
· Criticas de forma construtiva, mostrando as razoes do erro, as maneiras de evitá-lo e como superar.

Postado por Terezinha de Jesus Camilo, Psicopedagoga e vice-presidente da AAMEEP.

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