sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Transtorno de Atenção Hiperatividade



Nesta semana estaremos falando da famosa sigla T.D.A.H, que costumar causar dificuldade de atenção, memória, foco e agitação em crianças e adultos.
Chegam até a nossa instituição, muitos pais com á queixa escolar de que seus filhos fazem tudo pela metade, não levando a atividade até o final. Muitas famílias solicitam uma explicação para a desatenção, hiperatividade, agitação e impulsividade. Outros vem até nós com um discurso pronto de que á criança apresenta falta de interesse para os estudos ou porque “herdou a personalidade da mãe ou do pai.”
O que é hiperatividade?
É’ um certo grau de agitação física muito comum entre as crianças.
A criança hiperativa pode ser portadora de T.D.A., porém nem toda a agitação infantil quer dizer que a criança tem o transtorno.
Devemos evitar rótulos que possam levar a discriminação e prejuízos no desenvolvimento da criança.
As crianças e adultos portadores de T.D.A.H., são indivíduos talentosos que deixam de desenvolver toda á sua capacidade, devido aos erros causados pela desatenção. Outro ponto observado são as constantes ações impulsivas que levam a conseqüências indesejadas e agitação mental, que a médio e longo prazo impedem o individuo de descansar de forma adequada, podendo levar a exaustão.
São comuns queixas escolares de desatenção, problemas com memória de curto e longo prazo, falta de organização, dificuldade de levar a tarefa até o final, além de uma impulsividade excessiva, comprometendo assim a vida social e escolar da criança.
Tratamento:
Atualmente existe a combinação de medicação com terapias para estimular a parte afetada do cérebro, diminuindo assim de forma gradativa o uso exclusivo de medicação.
Algumas crianças apresentam o transtorno de atenção sem a hiperatividade. Estas crianças são reconhecidas apenas pela desatenção na escola e apresentam traços de personalidade mais calma e até tímidas. Existe ainda outro grupo que apresenta déficit de atenção e hiperatividade combinados com a impulsividade.
O importante é procurar orientação e não rotular a criança sem avaliação profissional. Os pais e escola devem ficar atentos ao desempenho das crianças em atividades relacionadas a vida acadêmica (escolar) e social do individuo.
A seguir, transcrevemos uma entrevista publicada pela revista Veja, de uma psiquiatra portadora do transtorno de atenção.
Fonte de pesquisa:
Problemas de Aprendizagem (Elisabeth de Assunção José e Maria Teresa Coelho);
O Fracasso Escolar (Maria Tereza Maldonado);
Instituto Paulista de déficit de atenção;t
Revista Veja, setembro de 2009
Postado por Carla Polo – Psicóloga da AAMEEP Osasco, 20/11/2009.Nesta semana estaremos falando da famosa sigla T.D.A.H, que costumar causar dificuldade de atenção, memória, foco e agitação em crianças e adultos.
Chegam até a nossa instituição, muitos pais com á queixa escolar de que seus filhos fazem tudo pela metade, não levando a atividade até o final. Muitas famílias solicitam uma explicação para a desatenção, hiperatividade, agitação e impulsividade. Outros vem até nós com um discurso pronto de que á criança apresenta falta de interesse para os estudos ou porque “herdou a personalidade da mãe ou do pai.”
O que é hiperatividade?
É’ um certo grau de agitação física muito comum entre as crianças.
A criança hiperativa pode ser portadora de T.D.A., porém nem toda a agitação infantil quer dizer que a criança tem o transtorno.
Devemos evitar rótulos que possam levar a discriminação e prejuízos no desenvolvimento da criança.
As crianças e adultos portadores de T.D.A.H., são indivíduos talentosos que deixam de desenvolver toda á sua capacidade, devido aos erros causados pela desatenção. Outro ponto observado são as constantes ações impulsivas que levam a conseqüências indesejadas e agitação mental, que a médio e longo prazo impedem o individuo de descansar de forma adequada, podendo levar a exaustão.
São comuns queixas escolares de desatenção, problemas com memória de curto e longo prazo, falta de organização, dificuldade de levar a tarefa até o final, além de uma impulsividade excessiva, comprometendo assim a vida social e escolar da criança.
Tratamento:
Atualmente existe a combinação de medicação com terapias para estimular a parte afetada do cérebro, diminuindo assim de forma gradativa o uso exclusivo de medicação.
Algumas crianças apresentam o transtorno de atenção sem a hiperatividade. Estas crianças são reconhecidas apenas pela desatenção na escola e apresentam traços de personalidade mais calma e até tímidas. Existe ainda outro grupo que apresenta déficit de atenção e hiperatividade combinados com a impulsividade.
O importante é procurar orientação e não rotular a criança sem avaliação profissional. Os pais e escola devem ficar atentos ao desempenho das crianças em atividades relacionadas a vida acadêmica (escolar) e social do individuo.
A seguir, transcrevemos uma entrevista publicada pela revista Veja, de uma psiquiatra portadora do transtorno de atenção.

Fonte de pesquisa:
Problemas de Aprendizagem (Elisabeth de Assunção José e Maria Teresa Coelho);
O Fracasso Escolar (Maria Tereza Maldonado);
Instituto Paulista de déficit de atenção;
Revista Veja, setembro de 2009
Postado por Carla Polo – Psicóloga da AAMEEP Osasco.

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