sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

“TEXTO PARA REFEXÃO SOBRE NOSSO PAPEL COMO PAIS”

O texto a seguir, propõe reflexão e também o marco inicial de uma nova etapa de parceria que nos aguarda neste ano de 2010.
Uma criança ao nascer está muito mais perto da natureza do que da cultura, das reações instintivas e reflexos, do que da vida em grupo, este formado por leis e regras.
O contato e a relação com os pais é que vai ensinar esta criança a se tornar uma pessoa.
Isto é feito através da passagem de valores, de virtudes, do respeito ao próximo e da valorização da vida.
O papel de “primeiros educadores”, são dos pais, não tem sido fácil nos tempos atuais, porque têm se confundido os limites que separam o que é autoridade e autoritarismo.
Por querer ser companheiros dos filhos, os pais se esbarram na cumplicidade, esperam que seus filhos tenham autonomia, mas vivem protegendo em demasia, querem que se socializem, mas os mantêm em redomas, numa vida solitária, por desejarem viver em harmonia, evitam o controle para não criarem conflitos.
Na ânsia de ser bons pais, em nome do ideal de perfeição, os pais têm cometido muitos erros.
Devem sim fazer escolhas para os filhos enquanto eles não tiverem condições de serem autônomos.
Tem sim que se fazer respeitar e obedecer, são estes os princípios básicos para a construção do auto controle e mais tarde mandar em si mesmo.
Aos pais cabe acompanhar e apoiar com afeto, carinho e firmeza seus filhos, se alguém tem que se impor, este alguém é o pai, mãe ou responsável.
È fora de casa que dão seus primeiros passos a caminho da sua autonomia, sem a presença dos pais. No desempenho do seu papel, é preciso que cada um dos pais preste bastante atenção no filho, à integração bem próxima “olho no olho”, e não ter medo de agir ou atuar quando necessário.
O adolescente tem que ser respeitado e preparado para a vida, independente de suas dificuldades e limitações para viverem sem os pais, porém não podem ser considerados adultos e não devem ignorar a orientação dos pais.
Pais e orientadores (educadores), não devem mimar, super proteger e deixar de mostrar as conseqüências de ações irresponsáveis, pois isso atrapalha o futuro do adolescente e não contribui positivamente na sua personalidade.
Não há proteção alguma que o livre de frustrações, de injustiças, preconceitos e outros, porem se os pais estiverem por perto, mostrando-se interessados e companheiros, certamente o processo de amadurecimento e fortalecimento ocorrerá e se farão pessoas com personalidade, bem formados e preparados para enfrentar os bons e maus momentos da vida...
Por tudo isso o sucesso de seu filho depende muito de você! Ajude-o a ser pontual em tudo, oriente-o para que não esqueça e cuide bem de seus materiais. Procure saber das novidades que aprendeu. Seus trabalhos são de grande importância para eles. Não os critique! Nunca os compare, nem fale que seus irmãos, primos ou amigos são mais inteligentes que eles. Oriente-os sempre com carinho e paciência. Mostre interesse em tudo que ele te falar.
Ajude-o a ser um ser humano exemplar.”

Texto escrito por Magali Lucas Carvalho- diretora e mãe de atendido pela entidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário