sexta-feira, 9 de outubro de 2009

As imagens e símbolos nos brinquedos e nas artes

As imagens se concretizam através de formas e cores que se combinam num espaço bi ou tri dimensional, seja este espaço concreto ou virtual. Os produtos portadores de imagem real ou virtual oferecem a possibilidade de fazer relações em distintos níveis, seja na propaganda, nas artes ou nos brinquedos.
Portanto, conceber brinquedo é produzir imagens com significado. O significado maior da imagem do brinquedo está no seu valor simbólico. Logo, o valor simbólico constitui o elemento mais significativo do brinquedo na perspectiva da imagem e seu poder de estabelecer a proximidade e simpatia da criança em relação ao objeto tridimensional.
A Barbie é a boneca mais conhecida no mundo e ela passa uma imagem com códigos bem definidos que desconhecem as fronteiras culturais. É um comportamento universal que a criança incorpora e tenta reproduzir. Já a boneca de pano é diferente, ela produz uma imagem personalizada, mesmo quando produzida em série sempre apresenta diferenças. Não é identificada por um nome, portanto, não gera uma indústria de acessórios ao seu redor e não socializa comportamentos definidos. Sua identidade é constituída pela imaginação da criança.
Ao aprender a ler as imagens e decodificar a força que sua sedução provoca, principalmente nas crianças, os pais e educadores poderão assustar-se, pois há uma avalanche de imagens à procura de consumidores, veiculadas a partir da Internet, televisão, das artes plásticas e dos brinquedos. As pessoas não são preparadas para decodificá-las e usá-las em prol de uma aprendizagem reflexiva.
A experimentação, a criação, a atividade lúdica e imaginativa que sempre estão presentes nas brincadeiras, no brinquedo e no jogo são também os elementos básicos das aulas de arte. Assim, o jogo e o brinquedo nos programas de arte são importantes. O ato de brincar com a criança é dotado de ritmo e harmonia e estes elementos pertencem à percepção estética. Não é difícil, então, compreender os laços teóricos e práticos que unem jogo e beleza e, portanto, jogo e arte.
Neste sentido, os pais e educadores não deveriam comprar brinquedos pela aparência, pela mídia ou pelo preço, mas ler as informações da embalagem e conferir o conteúdo antes.
(Santa Marli Pires dos Santos)
Ed. Vozes

Postado pela Professora de Música da AAMEEP, Maria Olivia.

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