quarta-feira, 28 de abril de 2010

AJUDE SEUS FILHOS

Os filhos são uma dádiva de Deus, ou melhor, nem sempre. Digo isso porque existem muitos que não dão o devido valor aos pais. Por outro lado existem filhos que além de ser uma dádiva de Deus, são muito especiais. Sabe de quem estou falando? São os filhos que tem algum tipo de deficiência. É claro que para criá-los é mais trabalhoso, porém a recompensa por esse esforço é maior e maravilhosa. Além de ser mãe, também trabalho na AAMEEP e vejo esse resultado de satisfação não somente das crianças, mas também dos pais.
No entanto, os pais de crianças deficientes precisam de muita paciência e perseverança. Com um problema atrás do outro, muitos deles passam por períodos de desespero. Muitas vezes sentem os efeitos do cansaço. Pensando nisso a AAMEEP desenvolveu um espaço para esses pais, onde eu os ajudo a distrair a mente ensinado-os diversos tipos de artesanato.
Digo por experiência própria que essas atividades são de grande ajuda. Por isso incentivo os pais a participarem delas onde além de aumentarem o conhecimento e aprender coisas novas, irão melhorar o relacionamento entre pais e filhos. Porque os filhos são como uma casa recem comprada, talvez tenha aspectos incomuns ou indesejáveis, mas, com trabalho e um pouco de imaginação, muitos aspectos estranhos podem ser praticamente eliminados. Mesmo um aspecto arquitetural complicado pode logo tornar-se o centro das atenções no lar.
Similarmente, se os pais se ajustarem às necessidades individuais do seu filho que tem problemas, ele pode vir a tornar-se uma parte bonita na vida deles. Cada criança tem de ser estimada por suas próprias qualidades. Assim, focalize o positivo. Em vez de reprimir as crianças, encoraje a criatividade de cada uma delas e permita que elas se desenvolvam a seu próprio modo, e tenha em mente que é uma pessoa merecedora de dignidade e amor.

Fonte: Ilustração e alguns comentários da Revista Despertai

Texto postado por Angelita Paulin Parreira - profissional da AAMEEP e mão de criança especial

Nenhum comentário:

Postar um comentário