segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Bullying



Bullying

- O que é o Bullying?
- Por que escrever sobre ele?
- Qual a importância do bullying para os pacientes da AAMEEP
?


Quando me pediram para escrever no BLOG da AAMEEP, fiquei pensando sobre o que poderia falar, qual assunto poderia ser de utilidade não só para os clientes AAMEEP mas para outras pessoas que venham acessar nosso BLOG.
A pouco tempo assisti uma palestra sobre bullying e achei um assunto do qual todos nós, (profissionais, pais e alunos) deveriamos estar atentos, não só no cuidado da criança especial.
- “O Bullying é um termo inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (bully ou "valentão") ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz(es) de se defender”. (WIKIPÉDIA)
Ele inclui:
- colocar apelidos - roubar
- ofender - quebrar pertences
- gozar
- humilhar
- fazer sofrer
- discriminar
- excluir
- isolar
- amedrontar
- agredir


- A criança ou adolescente que é vítima do Bullying pode sofrer sérios danos psicológicos e ou até físicos.
Em muitos países o governo tem criado campanhas educativas em escolas para evitar a ação dos autores do Bullying, orientando pais, alunos e professores. No Brasil o assunto ainda tem sido pouco discutido, as vítimas freqüentemente tem medo de falar no assunto e sofrer algum tipo de represália, os pais ficam sem saber o que fazer e as escolas muitas vezes se omitem.

- Geralmente as vítimas do Bullying são pessoas com características físicas ou comportamentais marcantes, que se diferenciam do grupo, não sabem se defender, se sentem inferior aos outros.

O Bullying geralmente ocorre na escola, mas pode ocorrer também no trabalho e pela internet(cyberbullying), ofendendo a pessoa em sites de relacionamento, fazendo filmes caseiros e postando na internet para acesso de todos, ou até descobrindo senhas de computadores e invadindo páginas pessoais.

Para uma ampla discussão sobre essa prática tão prejudicial as nossas crianças, seriam nescessárias varias páginas, não tenho pretenção de esgotar o assunto ou mesmo ditar atitudes. Minha intenção era de apenas colocar o assunto em debate para que fiquemos atentos e possamos proteger nossos filhos e pacientes.

Referências: www.bullying.com.br
www.wikipedia.com


Tópico postado por Fga Ms Helena Della Torre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário