quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Ola pessoal,

Estamos falando esse ano, na Oficina, sobre plantas medicinais – Falamos da Espinheira Santa, Camomila, Guaco, etc.

Então, selecionei esse artigo sobre as plantas que gostaria muito de compartilhar com vocês. Espero que gostem.



Abraços

Fatima



As plantas foram desde sempre as companheiras mais próximas do homem, pois, embora possamos sobreviver sem animais, não podemos sobreviver sem plantas. Toda energia do nosso planeta vem do sol e as plantas, pelo processo de fotossíntese, transformam a energia luminosa em alimento e vida para os reinos mais evoluídos da criação no planeta Terra.
Os vegetais são nossos parceiros complementares na ecologia terrestre. Os nossos pulmões inspiram oxigênio e expelem dióxido de carbono; as plantas utilizam o dióxido de carbono que eliminamos e liberam o oxigênio. Neste processo as plantas tem a sublime função de colaborar na purificação dos fluídos densos que estas moléculas de CO2 carregam ao sair de nossos pulmões. O ser humano se alimenta em média três vezes ao dia e respira 26000 vezes diariamente. Isso nos leva a uma reflexão: o nosso principal alimento está no AR. Aprender a respirar corretamente é essencial e é primeiro passo para a obtenção de um estado permanente de saúde. Para aprendemos a respirar corretamente é preciso desviar o nosso olhar que tenta, o tempo todo, corrigir o próximo para corrigir a nós mesmos. As principais plantas aromáticas indicadas para purificar ambientes são: alfavaca ( Ocimun basilicum), menta ( Mentha piperita) e babosa ( Aloe vera).
A beleza de uma planta ou flor, sua forma e fragrância enriquece a experiência humana. O simples fato de olhar para uma planta ou respirar o seu aroma pode ser profundamente terapêutico. O tratamento com plantas destina-se a restabelecer o equilíbrio do organismo como um todo.
A maior parte da humanidade padece de pequenos mal-estares e sintomas de desconforto que a vida quotidiana, distante da amizade, da colaboração, do trabalho em equipe traz. Isso faz com que muitas pessoas passem toda uma existência distraídas com este pequenos males esquecendo-se de concentrar-se na finalidade útil de suas existências. A fitoterapia, ou seja, o uso de plantas medicinais principalmente através do chá é uma das terapias mais indicadas para o tratamento de doenças de médio e pequeno porte.
Será que existe alguma planta ou substância capaz de nos curar de todas as nossas enfermidades ? Apenas o AMOR sentido e expressado na sua forma mais pura e simples pode restabelecer a saúde integral do ser, enquanto não atingirmos este momento nós ainda buscaremos nas formas externas o alivio temporário para as nossas enfermidades.


Maria de Fatima - Pedagoga (coord. Oficina Aquarela)

2 comentários:

  1. Parabéns!!

    O blog de vocês está muito bom!!

    Divulguem bastante o blog, pois, com certeza o blog é uma grande ferramenta de comunicação!!

    Um abraço
    Bruna

    ResponderExcluir
  2. Adorei o artigo, vou usá-lo na minha escola.
    O Blog está ótimo! Vamos divulgá-lo!

    beijos

    Eliane Rosetto

    ResponderExcluir